LadTecs

Projetos

LADTECs - Laboratório de Audiodescrição Produção de Outras Tecnologias Assistivas (FL/UFRJ e IOC/FIOCRUZ)

Nome do Projeto: CARTA DA TERRA KIDS

Equipe Responsável: Equipe 1
Membros da Equipe: Amanda Frazão, Fátima Paulino, Tania Alves da Costa, Joaquim Vieira Junior Victória Lacerda, Clara Carybé, Cristhiane Rufino
Tipo: Prazo Determinado
Prazo de Execução: Outubro/2021 à Abril/2022

Resumo do Projeto: A Carta da Terra é um documento criado no ano de 2000 e vem a ser um balizador de atitudes e políticas públicas no tocante aos cuidados com o Planeta Terra. No intuito de torná-la acessível às crianças, nos propusemos a produzir as audiodescrições das imagens e também narrar todo o documento. Desta forma, estaremos alcançando não só o público infantil com deficiência visual, como também pessoas com deficiência intelectual, disléxicos, autistas, e até mesmo pessoas sem deficiência, que poderão ampliar o senso de observação e entendimento. Ao final do projeto teremos gravadas todas as audiodescrições e conteúdos textuais referentes ao Projeto, além da criação de um QR Code para facilitar o download da carta falada.

Nome do Projeto: AUDIODESCRIÇÃO EM PODCASTS DE BIOLOGIA SOBRE AEDES AEGYPTI - Podcasts de Biologia com Audiodescrição: Acessibilidade Comunicacional ao Estudante com Deficiência Visual

Equipe Responsável: Equipe 2
Membros da Equipe: Diádiney Helena, Liliane Ferreira, Mércia Cancela, Aimi Tanikawa, Elza Lopes de Oliveira, Ângela Maria Borges, Doriane Vasconcelos, Marco Antonio Mabac.
Tipo: Prazo Determinado
Prazo de Execução: Outubro/2021 a Abril/2022

Resumo do Projeto: A pessoa com deficiência visual para ter uma participação plena na sociedade, necessita da Tecnologia Assistiva, mais notadamente, do recurso de acessibilidade comunicacional: a audiodescrição (AD). Em nosso projeto, a AD será aplicada em podcasts na perspectiva pedagógica para acessibilizar conteúdos científicos aos estudantes com deficiência visual (DV). A audiodescrição objetiva traduzir imagens em palavras, que serão narradas para a maior compreensão do conteúdo pelos estudantes com DV. O trabalho de Conclusão de Curso de uma graduada de Biologia da UERJ aborda recursos de Tecnologia Assistiva em conteúdos de Biologia e visa atender o público supracitado. Para que os podcasts sejam acessíveis a esse público, o material precisa ter audiodescrição. Logo, este é o objetivo do projeto de Extensão dessa equipe de trabalho: audiodescrever os podcasts com conteúdos que abordam o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças. O procedimento metodológico será elaborar os roteiros de audiodescrição e depois, narrá-los, nos podcasts. O trabalho tem a finalidade de proporcionar ao estudante com deficiência visual mais uma alternativa de conhecimento a partir da comunicação acessível. Com a aplicação da Audiodescrição nos podcasts espera-se que haja maior compreensão das informações e assim, desperte nesse estudante maior cuidado com possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Nome do Projeto: AUDIODESCRIÇÃO NAS REDES

Equipe Responsável: Equipe 3
Membros da Equipe: Ana Késia dos Santos, Érika Fernandes, Evelyn Nascimento, Vitória Souza, Alex Sandro Lins, Ana Christina Soares, Daniel Massaneiro
Tipo: Fluxo Contínuo
Prazo de Execução: Sem prazo determinado

Resumo do Projeto: Com o uso diário das redes sociais, praticamente toda a comunicação online se tornou visual. Para tornar essas publicações acessíveis, ou seja, visando a inclusão de usuários que necessitam de audiodescrição (AD), o projeto “Audiodescrição nas redes” tem como proposta realizar as seguintes ações:

      Divulgação de dicas para utilização da AD em redes sociais;

      Traduções de conteúdos midiáticos.

O objetivo do projeto é tornar as publicações presentes nas redes sociais cada vez mais acessíveis, bem como incentivar o uso da AD por todos os usuários. Sendo assim, todo o nosso conteúdo será roteirizado, consultado e revisado antes de ser postado ou repostado. Hashtag: #ADnasredes.

Nome do Projeto: Uso de tecnologias para execução de audiodescrição de imagens dinâmicas com foco na linguagem audiovisual.

Equipe Responsável: Equipe 4
Membros da Equipe: Alanis Mação Marau, Maria Catarina Árabe, Diego Henrique de Oliveira, Lavínia Rossini e Thamyle Vieira Machado
Tipo: Prazo Determinado
Prazo de Execução: Outubro/2021 à abril/2022

Resumo do Projeto: O Projeto tem como objetivo possibilitar ao grupo Ladtecs a experiência, treinamento e aplicação de tecnologias para execução de audiodescrição de imagens dinâmicas com foco na linguagem audiovisual, através de oficinas. O projeto se dará através da construção e revisão de roteiros, uso do aplicativo Subtitle Workshop (ou equivalente, Gravação e revisão das narrações individuais ou coletivas, edição e revisão assistida para fins de sincronização. Produto: após o aprendizado e uso de tecnologias espera-se que os integrantes do grupo de trabalho tenham autonomia e segurança para a execução das demandas propostas. O projeto terá também como um produto final um tutorial que será disponibilizado para que mais pessoas tenham acesso e usem as tecnologias com autonomia e independência.

Nome do Projeto: Criação de games inclusivos para o desenvolvimento de conteúdo de ciências da Educação Básica para estudantes com Deficiência Físico-Motora

Equipe Responsável: Equipe de Tecnologia Assistiva
Membros da Equipe: Sergio Paulo de Almeida Pereira Junior, Giovanna Rebecchi Siqueira, Danton Lucas Menezes dos Santos Sardinha, Samara Pacheco dos Santos, Alex Sandro Lins, Aimi Tanikawa de Oliveira
Tipo:
Prazo Determinado
Prazo de Execução: Outubro/2021 a fevereiro/2022

Resumo do Projeto: O aluno com Deficiência Físico-Motora necessita de ferramentas pedagógicas que lhe permitam acesso e atuação proativa no cenário escolar. A Tecnologia Assistiva (TA) engloba recursos e estratégias que ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência. Pode auxiliar, significativamente, no desenvolvimento das propostas curriculares para esse público, possibilitando-lhe realizar atividades com autonomia, tornando a prática de ensinar mais significativa e inclusiva, bem como, mais prazeroso o ato de aprender. Considerando este cenário, torna-se essencial o uso da TA para dar acesso ao estudante com Deficiência Físico-Motora. Portanto, para contribuir com a construção do saber científico pelo aluno com Deficiência Físico-Motora com recursos que promovam sua inclusão e favoreçam a sua aprendizagem, este projeto tem por objetivo criar jogos computacionais para aplicação no ensino de Ciências acessíveis ao aluno com Deficiência Físico-Motora da Educação Básica.

Nome do Projeto: Criação das Redes Sociais do LadTecs

Equipe Responsável: Mista
Membros da Equipe: Lavínia Rossini, Diego Henrique de Oliveira, Maria Catarina Árabe, Evelyn Nascimento, Tânia Alves da Costa, Francisco Hiquelmo, Larissa , Edilaine Costa Rufim , Sarah Romão e Silva, Vivien Francis Souza , Jairo, Mairla, Caroline Tavares, Stephany Echkestain, Alex Sandro Lins, Aimi Tanikawa de Oliveira
Tipo: Fluxo Contínuo
Prazo de Execução: Sem prazo determinado

Resumo do Projeto: O projeto de Criação das Redes sociais do Ladtecs tem como objetivo divulgar o trabalho realizado pela equipe em diversas plataformas de rede sociais, possibilitando maior divulgação dos conteúdos já produzidos, bem como visibilizar outros materiais já disponíveis no campo da Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão, oportunizando uma maior divulgação científica e investir cada vez mais o uso das redes sociais como ferramenta de inclusão educacional e social, articulação conteúdo científico e as diversas linguagens em espaços virtuais.

Nome do Projeto: Formação Continuada

Equipe Responsável: Mista
Membros da Equipe: Luciane Molina, Alessandro Câmara, Cristhiane Rufino, Doriane Vasconcelos, Thamily Vieira Machado, Lavínia Rossini, Hélio Martins, Katarina Árabe, Alex Sandro Lins, Aimi Tanikawa de Oliveira
Tipo: Fluxo Contínuo
Prazo de Execução: Sem prazo determinado

Resumo do Projeto: O Projeto de Formação Continuada integra as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que são dissociáveis nas atividades universitárias, por meio do planejamento e execução de cursos, minicursos, rodas de conversas, lives e outras atividades formativas, voltadas aos membros do Laboratório, comunidade da UFRJ e, principalmente, a comunidade externa. Contribuindo assim com a articulação da UFRJ com e sociedade, construindo, produzindo e trocando conhecimentos sobre as diversas Tecnologia Assistivas.